PORTAL RN NOTÍCIAS : Fiéis participam da Procissão de Ramos em Natal

Mensagem

Fiéis participam da Procissão de Ramos em Natal

Mais de cem pessoas participaram da Procissão de Ramos na noite deste domingo (29), no centro de Natal. A celebração faz parte  dos preparativos da Igreja Católica para a Semana Santa. Com os ramos em mãos, os fiéis caminharam da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação até a Catedral Metropolitana, na avenida Deodoro da Fonseca, onde a missa de Ramos foi celebrada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, às 19h.
Mais de cem fiéis acompanharam a Procissão de Ramos na noite deste domingo
A celebração de Ramos acontece no chamado “Domingo da Paixão”, que antecede o domingo da Páscoa. Simboliza a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém, segundo o padre Flávio Herculano, pároco da antiga Catedral. “Na missa temos a leitura de dois evangelhos: um que representa a chegada e saudação de Jesus em Jerusalém, e o outro, do Evangelho de São José, que marca o início da Paixão”, explica o pároco. A Semana Santa, de acordo com o padre, nada mais é que a representação do período que antecedeu o calvário de Jesus.

Segundo a tradição católica, na procissão de Ramos faz-se a distribuição de folhas de palmeiras e oliveiras, com as quais os fiéis celebram a caminhada do messias pela cidade. Antes da caminhada, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, concedeu a benção de Ramos. Na caminhada até a Catedral, fiéis também trajavam as vestes dos apóstolos.

De acordo com o pároco, a semana é um momento importante para os cristãos. “É um período em que se vive intensamente a paixão. Não é feriadão. É momento de viver a dor de Jesus, e não acaba na sexta-feira. Segue até o domingo de Páscoa, quando celebramos a ressurreição”, lembra.

Para a catequista Sandra da Costa, 52 anos, o período da Semana Santa marca o que os cristãos vivem durante a Quaresma: a compaixão, o jejum e a penitência. “Temos que vivenciar a nossa fé. Para o cristão, este é um período muito forte”, afirma. A Quaresma são os 40 dias que antecedem a ressurreição de Cristo, na Páscoa.

O estudante de direito José Davino, de 31 anos, participou pela primeira vez da procissão de Ramos na capital. “A procissão marca o começo de tudo, do sofrimento de Jesus. Nós ficamos reservados das coisas do mundo, nos dedicamos à oração e a olhar mais para o próximo”, comentou. Já a aposentada Margarida Fernandes, 79 anos, participa da mesma caminhada há 40 anos. Para ela, é um momento de agradecimento. “Para mim é um período gratificante, alcancei muita graça com Deus”, disse.

Até o Domingo de Páscoa, serão celebradas ainda a Ceia do Senhor, na quinta-feira (2), e a Paixão e Morte de Cristo, na sexta-feira (3).

Programação
Segunda e terça-feira (30 e 31): atendimento a confissões das 9h às 12h, das 14h30 às 17h e das 19h às 22h.
Quinta-feira (2), às 19h: Celebração da Ceia do Senhor.
Sexta-feira (3), às 15 horas: Celebração da Paixão e Morte de Cristo, seguida de procissão pelas ruas adjacentes à Catedral.
Sábado (4), às 20h: Vigília Pascal
Domingo (5): Missas de Páscoa às 7h, às 11h, e às 19 horas.
A Missa de Ramos foi celebrada na Catedral Metropolitana - Foto:Adriano Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Robson Guedes

Robson Guedes, casado 33 anos, funcionário da prefeitura de Goianinha/RN